Você já olhou para o calendário? As chuvas de março já chegaram, fechando o verão. Isso significa que uma nova estação vem aí e você precisa se preparar para cuidar da barba no outono.

Cada estação é diferente e afeta os fios de maneira distinta. Por isso, precisamos adaptar a nossa rotina para cuidar bem da barba. Assim ficamos com aquele visual legal de lenhador (e não parecendo que temos uma vassoura de bruxa na cara).

Para saber como se preparar para a chegada do outono e qual a rotina ideal para cuidar da sua barba nesse período, siga a leitura!

1. Hidrate a barba para compensar o clima mais seco

O verão no Brasil é muito úmido em praticamente todas as regiões do país. Já no outono começa um clima mais seco em praticamente todos os lugares.

Claro, algumas regiões do Brasil ainda conservam bons níveis de umidade nessa época (especialmente a região Norte). Em compensação, em alguns lugares do Sul, é agora que a umidade chega.

Porém, no geral, o outono é mais seco que o verão (e o inverno, que vem depois, é ainda mais seco).

Como as pessoas tendem a beber menos água nessa época do ano, os pelos da barba ficam ressecados e quebradiços.

Para evitar essa situação, você deve se manter bem hidratado durante o dia, para alimentar bem os fios da sua barba.

2. Use um óleo de barba para mantê-la macia

Com o clima mais frio e mais seco, a barba tende a ficar mais bagunçada, mais rebelde. Vamos ser honestos: fica parecendo um guaxinim de ressaca.

Como você resolve isso? Com um bom óleo de barba.

Usando uma ver por dia, você consegue compensar a falta de oleosidade natural dessa época do ano e faz com que sua barba volte ao estágio normal de hidratação e maciez.

3. Penteie os fios para cuidar da barba no outono

No outono, a temperatura diminui e nós entramos no momento ideal para guardar energia para crescer a barba.

A grande questão é que precisamos direcionar o crescimento dos fios para alcançar aquele volume que queremos. E como fazer isso? Penteando a barba, claro!

Por isso, pegue o seu pente de madeira e dê aquela arrumada na sua barba pelo menos duas vezes ao dia. Além de ficar mais bonitão, ainda beneficiará o crescimento dos fios.

4. Apare a barba para evitar pontas duplas nos fios

Peraí, a gente falou que o outono é um bom momento para crescer a barba e, logo em seguida, vamos dizer para apará-la? Estamos malucos?

Não, não é isso. Crescer a barba não significa deixar os fios totalmente livres, sem nenhum tipo de controle.

Se você quer realmente cultivar a sua barba com carinho e dedicação, precisa de alguns cuidados especiais. O primeiro você já viu: pentear os fios para dizer “olha, cresçam nessa direção”.

O segundo cuidado é aparar certos trechos da barba para que ela fique no formato que você quer. Por exemplo, se você pretende ter uma ducktail, precisa ir diminuindo os fios da costeleta e do bigode, além de deixar os fios do queixo no formato certo.

Traduzindo em miúdos: você vai crescer onde quer e diminuir onde não quer. Certo?

5. Lave e limpe a barba frequentemente no outono

Você achou que cuidar da barba no outono era moleza? Que nada! Ainda tem bastante coisa para fazer.

Tradicionalmente, há uma maior quantidade de resíduos no ar durante o outono e o inverno. Isso significa que você precisará tomar cuidado extra com a limpeza da barba.

Lave seu rosto com um shampoo específico para barbas pelo menos uma vez por dia. Aproveite e passe o seu pente de madeira para retirar todos os resíduos que ficam presos nos fios.

Deu para ver que cuidar da barba no outono dá trabalho, não é mesmo? Mas o resultado compensa: é no clima mais frio que os barbudos fazem mais sucesso e ficam com o visual ainda melhor.

Se você quer receber mais dicas de como cuidar da barba no outono, inverno ou qualquer outra estação, curta a nossa página no Facebook e no Instagram para receber os melhores conteúdos informativos!

Houve 1 comentário “5 dicas para cuidar da barba no outono

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.