02/05/2019

Uma das preocupações mais comuns de homens de todos os tipos ou idades é como manter a barba no ambiente de trabalho. Afinal, pode ou não pode? Você terá de se barbear para conseguir aquele emprego dos sonhos?

Antes de pegar o barbeador e ficar com aquela carinha de neném, nós temos muito o que conversar. Na verdade, a questão da barba no ambiente de trabalho depende muito do posto de trabalho em questão e outros detalhes.

Apesar de não ter uma regra que se aplica em todos os casos, existem algumas orientações que a gente pode se basear. Então, guarda esse barbeador aí e vamos conversar!

A barba no ambiente de trabalho não precisa ser um problema. Saiba como cuidar dos fios no emprego!

É proibido manter a barba no ambiente de trabalho?

E aí, pode ou não pode ter barba no ambiente de trabalho? Sim e não. E não, não estamos em cima do muro.

Em alguns tipos de trabalho, não pode mesmo. Por exemplo, no meio militar (soldados ou policiais) não pode usar a barba pelas regras dessas instituições.

Além disso, em postos de trabalho onde a barba oferece um risco ao trabalhador, também não pode. Isso envolve soldadores, operadores de máquinas de grande porte (os pelos podem ficar presos) e tantos outros empregos.

Outros casos envolvem os setores de saúde (onde a barba pode atrapalhar um paciente) e alimentícios, que são proibidos por lei.

Se você quer trabalhar em algum desses empregos, infelizmente terá de fazer a barba. Não é uma notícia que queríamos dar, mas é a verdade.

Mas não se preocupe: faremos os rituais apropriados e honraremos a sua barba tombada pela guerra, ok?

Já em outros trampos, você está mais tranquilo e vai depender mais do código de conduta da empresa.

A barba no ambiente de trabalho não precisa ser um problema. Saiba como cuidar dos fios no emprego!

Pela Lei, a não ser nos casos em que a barba representa um risco pro trabalhador ou para a realização da atividade, a empresa não pode proibir a barba. Mas muitas ainda fazem isso de maneira velada.

Como lidar com a barba numa entrevista de emprego?

Todo mundo já ouviu aquela frase que dói na alma numa entrevista de emprego: “Se você vier trabalhar com a gente, vai ter que se barbear”.

Dá até uma pontada no coração só de lembrar.

O ponto é: se você tem uma barba caprichada, não adianta tirá-la só para a entrevista de emprego e depois começar a usar.

A barba no ambiente de trabalho não precisa ser um problema. Saiba como cuidar dos fios no emprego!

Uma coisa que ajuda muito nesse momento é ter uma barba bem cuidada e penteada. Parte do preconceito com barba vem da ideia de que ela é fruto do “desleixo” dos homens.

Chega a ser irônico considerando tudo que fazemos para deixá-la perfeita, não é mesmo?

Mas é importante mostrar que a barba é uma opção estética e não falta de asseio. Ou seja: você cultiva e mantém os pelos para ficar bonitão, não porque está com preguiça.

Como manter uma barba no ambiente de trabalho

Não existe segredo para evitar que a barba seja um problema no ambiente de trabalho: você precisa cultivar e cuidar dos pelos com muito carinho.

O básico, claro, é lavar a barba com um bom shampoo especializado. Depois, use um pente de madeira de qualidade para pentear os fios e retirar algumas impurezas que estejam ali.

A barba no ambiente de trabalho não precisa ser um problema. Saiba como cuidar dos fios no emprego!

Além disso, use uma cera para modelar os fios e mantê-los hidratados no longo prazo.

Esses cuidados ajudam a mostrar que a sua barba é uma opção estética e que só valoriza a sua aparência (e da empresa, por consequência).

Como deu para ver, a barba no ambiente de trabalho não precisa ser um problema. Cuide muito bem da sua e você verá os resultados na sua carreira.

Aproveite e compartilhe esse artigo nas redes sociais, marcando seus amigos barbudos para que eles também saibam como cuidar da barba no ambiente de trabalho!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.