03/04/2019

Dizem que você é o que você come. Não sabemos se é verdade, mas dá para dizer que a sua barba é o que você come. Afinal, existem muitos alimentos que ajudam no crescimento da barba.

Se os seus fios estão ralos e finos ou você está com dificuldade para cultivar uma barba cheia, talvez o problema esteja na sua alimentação.

O segredo para crescer a barba é uma combinação certeira dos “hormônios masculinos” (testosterona e DHT). Os alimentos que listaremos abaixo ajudam a produção deles. Confira!

1. Suco de laranja

Existe uma proteína chamada de SHBG, cuja função é “ligar” a testosterona e o DHT para que eles fiquem menos ativos no nosso corpo.

Alguns alimentos da sua dieta ajudam no crescimento da barba

Quanto mais SHBG, menos potência tem na testosterona e no DHT, menos barba no seu rostinho de bebê.

Se seu nível de SHBG for alto demais, o crescimento da sua barba fica comprometido.

Por sorte, existe um tipo de açúcar que diminui o nível de SHBG liberado pelo fígado: a frutose. Se você ingere frutose, menos SHBG é liberado e a testosterona e o DHT ficam livres na sua corrente sanguínea para ativar o crescimento da barba.

E sabe onde você encontra bastante frutose pra sua dieta? No suco de laranja. Além desse açúcar, a fruta conta com bastante vitamina C, que é um nutriente importante para o crescimento de fios pelo corpo.

. Por sorte, existe um tipo de açúcar que diminui o nível de SHBG liberado pelo fígado: a frutose. Se você ingere frutose, menos SHBG é liberado e a testosterona e o DHT ficam livres na sua corrente sanguínea para ativar o crescimento da barba.

E sabe onde você encontra bastante frutose pra sua dieta? No suco de laranja. Além desse açúcar, a fruta conta com bastante vitamina C, que é um nutriente importante para o crescimento de fios pelo corpo.

2. Ovos

Se tem algo que não pode faltar na sua dieta para crescimento da barba são ovos. Eles contêm quase tudo que é essencial para aumentar o desenvolvimento dos seus fios.

Para começar, os ovos são ricos em proteína de qualidade (um dos ingredientes mais importantes para o crescimento de pelos).

Além disso, eles possuem quase todos os micronutrientes e vitaminas que ajudam na produção de testosterona e DHT.

Por fim, os ovos são ricos em biotina, uma vitamina essencial para o crescimento da barba e de cabelo em geral. Um estudo da Universidade de Nebraska-Lincoln concluiu que deficiência de biotina está diretamente ligado à queda de fios no corpo humano.

3. Gelatina

Pois é, aposto que você não esperava que a gente citasse gelatina, né? Mas ela ajuda muito no crescimento da barba.

Alguns alimentos da sua dieta ajudam no crescimento da barba

Uma coisa que a gente precisa entender sobre a alimentação e seus efeitos na barba é que as coisas são mais ou menos interligadas.

Você precisa dos hormônios que ativam o crescimento dos fios, mas também deve fornecer os “ingredientes” que serão usados para criar a sua barba.

As proteínas e nutrientes do ovo, por exemplo, são essenciais. Mas tem um ingrediente que é muito negligenciado: os aminoácidos. Mais especificamente a glicina e a prolina.

Esses dois aminoácidos são usados pelo corpo para produzir cabelo, unhas e pele. Sem eles, não cresce sua barba.

E sabe onde eles são achados em abundância? Na gelatina, rapaz.

4. Batatas

Um estudo realizado nos EUA mostrou que pessoas que consomem o dobro de calorias oriundas de carboidratos do que de proteínas registraram um aumento de testosterona e DHT.

Isso não significa que devemos ignorar as proteínas, mas sim consumir mais carboidratos.

Uma boa fonte de carboidratos sem glúten são as batatas. Além disso, elas são muito fáceis de incorporar na dieta: fritas, cozidas, purê… as opções são muitas.

5. Uva-Passa

Ok, você talvez seja daqueles que ODEIA uva-passa. Mas talvez a sua mãe saiba uma coisa ou outra que você não sabe.

As uvas-passas são uma das principais fontes naturais de boro. E o boro é um mineral que ajuda MUITO no crescimento da barba.

Alguns alimentos da sua dieta ajudam no crescimento da barba

Segundo um estudo realizado nos EUA, consumir 10mg de boro por dia é o suficiente para aumentar a testosterona em 28% e o DHT em 10%.

Com 100 gramas de uvas-passas, você consome 3mg de boro, fazendo com que seja muito fácil aumentar os níveis de hormônios para o crescimento da barba dessa maneira.

Agora, deixa de compartilhar meme maldoso no Natal e vai comer o arroz com uvas-passas da sua mãe!

Outros alimentos que ajudam no crescimento da barba

Esses 5 alimentos que nós citamos acima ajudam muito no crescimento da sua barba. Com eles, você estimulará o desenvolvimento dos fios e terá o visual que sempre quis.

Mas não são os únicos que fazem isso. Confira abaixo uma lista de outras comidas que você pode inserir na sua alimentação para otimizar o crescimento dos fios:

  • Carne bovina;
  • Azeite;
  • Cogumelo branco;
  • Café; • brócolis;
  • Couve-flor;
  • Couve;
  • Castanha-do-pará;
  • Sorgo.

Um detalhe importante: esses alimentos ajudam a estimular o crescimento da barba, mas você precisará cuidar bem dos fios com shampoos e outros produtos , além de penteá-los bem, para deixar o seu visual como quiser.

Gostou das nossas dicas de comidas para ajudar no crescimento da barba? Então comente abaixo qual desses alimentos já está na sua dieta e qual você mais gosta!

*Lembre-se de manter uma alimentação balanceada e consultar um nutricionista.

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